Chegou a faltar mais.
Apesar de ter sido um dos mais fervorosos apoiantes da Selecção que manteve a lucidez, pensei várias vezes nos defeitos que me pareceu ver na equipa das quinas, e que podiam ter feito naufragar a nau das nossas expectativas mais cedo...
Em primeiro e por último, tal é a importância deste factor, está esse Adamastor que é a Mentalidade de Campeão. Só aqueles que apresentam uma mentalidade vencedora, podem chegar à meta final e ultrapassá-la em triunfo. Exemplo disto, é por exemplo o Special One, José Mourinho.
Mas temos Campeões nas fileiras, oiço afirmar – sim, mas poucos o são de coração e mente.
Qualidade nem sempre chega; Determinação, Crença e Esforço quase sobrenatural, são fundamentais, diria mesmo que compõem 90% da chave do sucesso. Os restantes 10 % divido-os entre Talento e Sorte. Exemplo disto, é por exemplo, e custa-me dize-lo, a Grécia…
Não despiciendo, é também algum Bom Senso – por exemplo, já ajudava bastante, se não desperdiçassem tantos passes, caíssem em tantos fora-de-jogo, recuassem e defendessem tão perto da própria área, não hesitassem tanto na hora do remate, nem chutassem tanto à figura… acho que não me esqueci de nenhuma. Mind you, tudo isto são erros próprios, que só beneficiam o adversário.
Rectificando, pelo menos, alguns destes pontos, acho que chegamos lá.
O resto, é com a Nossa Sra. do Caravaggio...
Agora passa para cá a taça, que eu também não trabalho de graça…