quinta-feira, janeiro 18, 2007

Grandes Chungas - Os 7 Pecados Banais

Não será por falta de deformações culturais, que não se faz esta lista dos Grandes Defeitos dos Portugueses.

Poderá haver sempre contestação, a se há, ou não, defeitos essencialmente Portugueses; porém, tendo vivido no estrangeiro um par de anos, acho-me qualificado para afirmar que sim. Como há, efectivamente, defeitos que se ajustam a outras nacionalidades.

Assim, sem mais delongas, para não ser acusado deste outro defeito comum a muitos Portugueses, aqui ficam os mais marcantes, os 7 pecados veniais - já que as virtudes, como na vida real, ficam para outra ocasião:

(Sem nenhuma ordem específica:)


Defeitos

  1. Desrespeito pelos Horários
Não me refiro aos de trabalho, mas aos dos encontros, encomendas, e etc; sempre achando que "o outro espera", e que "às 15h quer dizer na verdade, 15.20h". Estes delinquentes do tempo alheio, fazem-nos perder mais minutos de vida do que o IC19.

2. Desrespeito pelo Espaço-Vital de Outrém

Este é um dos que mais me dói. Simplesmente, não existe a nocao de Espaço Vital para algumas pessoas. Não deve haver povo com menos respeito pelo espaço privado do próximo, do que o Poortugues. Talvez o Paquistanês. Mas não é certo...
Quem já foi agarrado, manuseado, manipulado por cinco ou dez dígitos alheios, de cada vez ou ao mesmo tempo, na rua, nos transportes, ou em filas, sabe o quero dizer.
No norte da Europa, o cuidado em não tocar o outro é facilmente constatável. Aqui, o oposto é levado ao ridículo.

3. Peixeiradas

Este vem logo a seguir, na minha lista de ódios de estimação a certos defeitos...
Deve haver muito poucas situações na vida, em que se justifica uma tremenda "peixeirada"; até admito que hajam duas ou três, porém raras vezes são usadas para o bem, e nunca aparecem quando é preciso.

4. Falta de civismo/Desenrasca/Chico-espertismo

Um dos culpados dos grandes males do país, para mim, é o chamado "desenrasca" - fauna menor, da classe dos invertebrados, que infelizmente abunda na sociedade Poortuguesa. Este bicho nocivo e repelente, cria em todo o lado, especialmente nos quartéis, durante o serviço militar. Este ser parasitário, não nutre qualquer respeito pelos demais seres, pela propriedade alheia, pelo bem-estar público ou privado, e lamentavelmente, nem mesmo pelo desenvolvimento do país hospedeiro. É particularmente perigoso à solta nas estradas, ou em cargos públicos.

5. Tacanhez

Um dos mais típicos e vulgarizados vincos dos Poortugueses. Tem a ver, na minha opinião irrisória, com a pequena dimensão do país, onde (quase) toda a gente se conhece ou é aparentada. A baixíssima taxa de educação potencia os efeitos nefastos desta maleita, que contudo, ataca onde menos se espera.

6. Cusquice

Hesitei neste, pois este abcesso mental pode ser entendido como um efeito secundário do anterior; mas por fim achei que o Intrometimento devia ter o seu lugar no pódio dos estorvos ( os defeitos, aparentemente, interligam-se entre eles, em muitas ocasiões).
Este não é, de todo, o pior dos males deste país, reconheço. Propiciado pelo clima ameno, e pelas
mentes amolecidas das Poortuguesas e dos Poortugueses, este inconveniente torna-se frequentemente insuportável, quando ligado aos pontos anteriores desta lista...

7. Amiguismo

Quase que me ia esquecendo deste, talvez o mais portuguesíssimo dos defeitos nacionais.
Mais conhecido pelo apelido, certamente, do seu inventor - "Cunha" - eu preferi chamr-lhe "Amiguismo", mas podia ter optado por "Clientelismo", ou outras quaisquer derivantes.
Do Latim "cunea", significa efectivamente um instrumento que serve para fender.

Esta instituição lusitana homónima, serve igualmente para abrir portas e outras facilidades, independente do mérito ou qualidades do requerente (vou-lhe chamar "Cunheteiro") com a cumplicidade de um conhecido (o Cunhalha), fendendo assim, verdadeiramente, todos os outros candidatos.

De sublinhar ainda, que a mesma raiz latina, deu origem, em linguagem informal, a uma zona genital feminina...

***

Eu sei que existem mais, em menor ou maior grau, mas de momento, não me ocorrem mais comportamentos vis para listar.

Uma boa definição de "defeito", por exemplo, podia ser “tudo aquilo que vemos os outros (nos) fazer, e não gostamos”. Ninguém é imune. Se é um/uma Português/a, como eu, então o mais certo é já ter sofrido, de um ou mais, destes sintomas de Lusitanicus Parvum.

Nota: Esta lista pode - e deve - ser actualizada a qualquer momento.


Sem comentários: