sábado, março 29, 2008

Brasiu e Portugau

Tem Brazuca que é cego, e burro mesmo. Sem ofença, para os restantes.
A internet está cheia de imbecis, é um facto, mas também já tive a infelicidade de encontrar pelo menos um brasileiro em Portugal, que partilha da opinião de que tudo o que acontece de errado com o Brasil, é culpa dos Portugueses e da nossa colonização "sanguessuga".

Apesar de terem herdado um país uno e dos mais ricos e progressistas na altura do grito do Ipiranga, e de contarem "anedota de português" mau grado terem uma Portuguesa como maior simbolo nacional - Carmen Miranda - Portugal continua a ser menosprezado, renegado e até insultado por brasileiros que desdenham da sua herança histórica, e em muitos casos genética também, logo, cospem no seu próprio pé.

A verdade é que Portugal é mais colonizado pelo Brasil do que o oposto. Veja-se o caso do futebol, da música, do carnaval e das casas de alterne, mais notóriamente, em Bragança.
E agora, temos também o (des)acordo ortográfico.

Do Seu Manel da padaria, à Rosineide da loja dos trezentos ou ao Francineuzo, empregado de mesa, vai menos do que da picanha ao porco preto.
Banheiro é casa-de-banho e vice-versa, sabendo isto, o resto é moleza. Basta ver quantos brasileiros escrevem suas mensagens pessoais nas portas das privadas.

Nem o esteriotipo de que todas as Portuguesas têm bigode é 100% certo, nem a crença de que todo o Brasileiro é bom de bola é correcto - basta ver a quantidade de pernetas brasileiros sem qualidade que o Benfica e o sSporting têm contratado.

Resumindo, nem os portugueses são tão maus como alguns brasileiros moleques querem fazer crêr, nem os brasileiros são tão bons como eles gostariam de ser, provavelmente na senda do "Caquinho" do saudoso "Sai de Baixo" - altos, louros e Dinamarqueses.

Os dois povos têm mais a lucrar com o entendimento de que com rivalidades bobas.

Sem comentários: