domingo, janeiro 31, 2010

O Verdadeiro 'Sem-tenário' da República



O 5 de Outubro, enquanto era só feriado e servia para meia-dúzia de emproados sairem à rua em formalidades boçais e o resto do pessoal descansava, tudo bem; agora, 10 MILHÕES de Euros para estourar no 'Sem-tenário'? Para quê?

Sem prejuízo dos ideais e crenças de cada qual, o que está aqui em causa é o dispêndio de uma quantia significativa de dinheiro dos contribuintes para fins injustificados, quando o país tem outras necessidades/prioridades.


Quer do ponto de vista histórico, quer político, quer social, o 5 de Outubro é uma data que merece tanto ser comemorada como o Terramoto de 1755 ou o início da Guerra do Ultramar - todos estes acontecimentos tiveram consequências nefastas - causaram mortes, destruição, pobreza, levaram milhares à fuga e à emigração, etc.

Mau grado o péssimo conhecimento que os Portugueses têm deste período da História, muito romanceado, reflectindo friamente sobre o que foram estes últimos 100 anos, basta lembrar que apenas desde 1974 o país reencontrou uma normalidade democrática, plena de liberdade - a '3ª República’.

Sendo assim, então o que se comemora, afinal?

Onde é que estão os 100 anos?

Se se pretende comemorar uma efeméride, tudo bem, mas não contem com a contribuição popular, involuntária, de €10.000.000.00 para uma efeméride mal explicada, que deu origem a um dos períodos mais sombrios da História Nacional.

Sem comentários: