terça-feira, outubro 20, 2009

Má Lingua

Maradona não teve meias-palavras para com os críticos.
Carlos Queiroz, numa situação semelhante, mas ainda sem o apuramento directo, foi mais comedido com os seus sabujos, minimizando a questão como "pessoal"; "o mais importante é a Selecção" disse.

Já os críticos, não desarmaram, mesmo após os últimos resultados que permitiram atingir o playoff.
No entanto, o sorriso destes é cada vez mais amarelo, como as suas críticas são cada vez mais rídiculas...

Não podendo contraria o actual estado de optimismo geral com argumentos, continuam a alimentar a sua bílis com as tremedeiras do passado-recente, ou os perigos que espreitam em cada possivel adversário que nos calhe no playoff.

Não sei se será por um incoerente saudosismo da "mística" de Scolari, se por outros motivos insondáveis, estes mau-linguareiros, omitem factos e entoam mantras de desgraças de outros tempos, quais velhos do Restelo. Para quem gosta de comparações - realistas, não fantasistas - ver mais abaixo.

Como já tive oportunidade de dizer - e já o digo há um bom tempo, não mudei de opinião há última hora - certas pessoas neste país, parecem satisfazer-se mais com o mal dos outros do que com o bem geral. Parece mesmo que ficavam mais contentes por Portugal já ter ficado afastado da qualificação, para finalmente poderem dizer: "Eu não vos dizia? Com Queiroz não vamos lá"...

Pode ser que ainda o digam, depois do playoff contra a Bósnia-Herzegovina, mas continuo a apostar que vamos mesmo lá; podemos ter sido os primeiros (não contando os Chineses) a contornar o Cabo da Boa Esperança no Séc. XV, mas se formos os últimos a lá chegar desta vez, não faz mal.
Afinal, já passámos a tormenta maior.

Campanhas Euro2008/Mundial2010


Qualificação Mundial 2010
Portugal fez 10 jogos, ganhou 5, empatou 4, perdeu 1, marcou 17 golos, sofreu 5. Acabou em 2º lugar, que dá acesso aos playoffs. Natoralizou Liedson.




Qualificação Euro2008
Portugal jogou 14 vezes, ganhou 7, empatou 6, perdeu uma, marcou 24 golos, sofreu 10. Acabou em 2º lugar, que qualificava directamente. Naturalizou Makukula.

Conclusão -  A diferença mais significativa, não foi a mudança de Seleccionador, mas de performance de C. Ronaldo. É comparar a sua eficácia em 2007/8 e em 2008/9. Mas não foi o único a baixar ou a falhar golos...

Sem comentários: