sábado, dezembro 30, 2006

IC Edição 2007 & Revisão 2006

Como era esperado, os resultados apurados pela sondagem Etquod/IC revelam, mais do que respostas à questão “quais os factos e as personagens que marcaram o ano de 2006”, revelam e confirmam os ratings deste blog e a sua posição destacada na blogosfera. Antecipando a nossa Resolução de Ano Novo, prometemos continuar a superar-nos, indo cada vez mais longe, na procura da excelência e do esclarecimento, qualidades essas que até aqui nos tem faltado; e procurando sempre, retribuir o carinho e a atenção, que desse lado nos tem dedicado. E agora os resultados:

A figura Internacional do ano de 2006, é, para o IC – Al Gore, o ex-Vice-Presidente Americano, eleito para Presidente que nunca chegou a ser, fez o trajecto inverso a Ronald Regan e a Arnold Shwarznegger, partindo da política para o cinema, dá corpo, cara e voz ao filme-documentário AN INCONVENIENT TRUTH «Uma Verdade Inconveniente».
Fez mais pelo mundo em um ano, que o actual ocupante da Casa Branca em 6.
Em segundo lugar na votação, ficou Borat, mas muito perto mesmo.


Quanto à figura nacional do ano, é também a figura desportiva nacional de 2006 – Cristiano Ronaldo, não tanto pelo que jogou e correu, mas pela tinta que fez correr, em especial no Reino Unido. O que é verdade é que o “puto-maravilha” deu a volta por cima e acaba o ano em grande.

Finalmente, num ano naturalmente marcado pelo Mundial de Futebol, não podia ser outro o acontecimento mais marcante de 2006.

Pode parecer simplista e irrelevante, mas esta é a nossa lista, no nosso blog; sem acontecimentos negativos, porque desses já o ano está cheio.

Este Blog deseja ao único visitante deste pasquim disléxico, um Blog Ano Novo, com muitos posts e muito mais leitores assíduos, que os que este blog conheceu até aqui. Feliz 2007.

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Gaspar, Baltazar, e o Outro



Enquanto não chegam os três viandantes do Oriente, Gaspar, Baltazar e aquele de quem ninguém lembra o nome (Melchior), com os presientes para os espanhóis, ficamos nós já a ver estrelas, com os anúncios dos tradicionais aumentos de preços para o início do novo ano... pão 20% mais caro!?! E o combustível, a electricidade, etc, etc – é só seguir as estrelas e os Euros a voar. São realmente magos a fazer o nosso dinheiro mirrar e esfumar-se...

terça-feira, dezembro 26, 2006

The Silly Season

Ainda os despojos da consoada estão espalhados pela casa, papel de embrulho, restos de peru e caruma de pinheiro a um canto, e já aqui se prepara o habitual balanço do ano que finda, entre uma azevia e uma rabanada; quem foram as personalidades que mais de destacaram, quais os acontecimentos que mais marcaram o ano?

A subjectividade e falta de consenso destas resenhas, sempre condicionam a sua apreciação. Vai daí, resolvi convidar o numeroso público deste integro pasquim blogosférico, a votar, e decidir assim, quem foram as figuras e quais os factos de 2006.

Os nomeados, a Nível Nacional e Internacional, nos diversos campos de actuação, ficarão disponiveis brevemente (antes do fim do ano, se o avassalador número de respostas o permitir)...

FIGURAS

FACTOS

?

?


sábado, dezembro 16, 2006

Presentes Grandes, Pequeninos e Assim-assim

Imbuído (mais tarde embubido) do espírito da presente época natalícia, por uma vez decidi utilizar este infecundo espaço para algo útil e edificante, aqui deixando, desinteressadamente, algumas sugestões de compras de Natal de última hora.

Além de nada ganhar com isso, ainda dou uma mãozinha a esse egrégio reformado da Coca-Cola, que para complemento da magra pensão que aufere, todos os anos é obrigado a andar a distribuir presentes, ao relento, num sobe e desce de chaminés, enquanto alguns sósias passam o mês sentados com crianças ao colo, em centros comerciais quentinhos... sim, é um trabalho difícil meus amigos, mas alguém tem que o fazer - para que, além de bacalhau com couves, filhoses e rabanadas, tenham também prendas para vos deliciar/decepcionar, na noite de consoada.

Carvão Cantor (em cima)
Canta canções
Pimba

Sabão Duplo
Finalmente, vai poder deixar de usar o da sua esposa/marido
para a higiene das zonas sensíveis. Em Promoção!
$5.95



Avental de Cozinha
Para as nódoas da consoada, e
o vómito dos convidados.

Tampo Sanita
O seu marido jawmais vai esquecer
de baixar o assento.

Papel Higiénico Dubya
Não vote em branco. Use o voto útil.
$9.95


Braço-de-repouso
Um ombro amigo sempre por perto.

$19.95




Marido Insuflável - Não ve futebol, não dá traques.
O essencial do homem, vem mesmo em pequenas embalagens.
$49.95

Na minha singela opinião e na dos duendes da Lapónia, trate-se de ideias originais e bastante úteis, o melhor que o dólar pode comprar - e uma agradável alternativa aos chocolates da Tia, às águas de colónia da Mãe, e à roupa interior da esposa. Feliz Natal aos homens de boa vontade e às mulheres sempre de boa vontade.

sábado, dezembro 09, 2006

Portugueses Grandes, Pequeninos e Assim-Assim

Como de costume, quando todos pensavam que o assunto tinha passado de moda, sem que tivesse sido chuleado e caseado aqui pelo corte & costura do IC, eis que vou recuperá-lo ao contentor da História com mais de seis semanas, ainda em razoável estado de comentação- embora, sem dúvida, fora de prazo.

Trata-se, obviamente, da sondagem épica sobre os "Grandes Portugueses", promovida inteligentemente pela RTP, à alguns meses.

Confesso que nem votei, nem até hoje consegui decidir-me, decididamente, por quem seriam os meus 3 eleitos, ou qual a sua ordem, na escolha.
Confesso também, que não dediquei muito tempo a essa missão honrosa, porém hercúlea, já que passo os dias mormente ocupado, com as mesquinhezes que os poortuguesinhos e os castelhaninhos meus contemporrâneos, promovem e possibilitam.
Estou convencido de que teria mais disponibilidade, se vivesse fora do país.

Mesmo assim, ainda dentro do mesmo ano, vou muito a tempo de fazer umas opinacões não solicitadas e completamente inúteis. Mas como isto é suposto ser um Blog (que nem a minha família visita), e porque está no contrato, aqui vai:

Diga-se o que se disser da iniciativa, e do seu inevitável resultado subjectivo, é bastante válida a tentativa de fazer um Top Glamour - tão ao gosto popular.

O primeiro aspecto, que acho simultaneamente imperial e delicioso, é haver poortugueses que conseguem escolher para a nobre lista dos maiores Portugueses, ESTRANGEIROS, que apesar de ligados a Portugal, nem nasceram nem foram nunca Portugueses – ex. D. Philippa de Lencastre – já para não falar de personagens míticas ou nebulosas, como por exemplo, “A Padeira de Aljubarrota”…

O segundo aspecto, é a aparente quasi-uninimidade das tendências de voto - tanto em eleger EL Rei-Fundador D. Afonso Henriques - como em defender, uns, desprezar, outros, o papel do antigo Presidente do Conselho, Dr. Oliveira Salazar.
Camões, ao seu estilo, parece vir logo atrás, mas Fernando Pessoa espreita de perto, com D. João II englobado, e muy bem, no pelotão da frente.

Bem, são escolhas, cada uma legitima, segundo o ponto de vista próprio, uns mais esclarecidos, outros mais míopes.
No fundo, na superfície e na opinião deste vosso humilde (mal pago) amanuense, não existe uma só escolha, uma só personalidade, um só Português ou uma só Portuguesa, que possa por si só, receber os louros, e as culpas, por vivermos todos neste país de fantasia, nesta pátria desditosa, agora de clima tropical.

É verdade que também me inclino para o primeiro rei de Portugal, porque sem ele e os seus seguidores, dificilmente teria havido Portugal; mas sem muitos outros, não se teria defendido, garantido, restaurado a independência; elevado o nome, a obra e a língua de Portugal – tarefa contínua, que exige esforço conjunto e desinteressado – e acima de tudo, ACÇÃO, muita acção… pelas causas justas, pelo progresso e contra a apatia e a tacanhez poortuguesinha - tão contraria ao exemplo dos Grandes Portugueses….

Ainda antes de encerrar este tema, e até se conhecerem os pseudo-resultados, tenho que referir com desaprovaçao, que ainda há pessoas que desconhecem que as figuras históricas devem ser vistas à luz da sua época

De certo seria mais fácil eleger o Português contemporâneo de maior destaque, simplesmente por haver menor oferta de candidatos – apesar da maior e mais recente exposição de que beneficiam.

Assim de repente, o exemplo melhor do Poortugal recente, só pode ser essa figura paternal, que conseguiu feitos grandiosos, como unir os Portugueses; que conseguiu derrotar e expulsar novamente os Espanhóis; que ensinou aos Portugueses o Hino e o uso decorativo da Bandeira – esse grande treinador da Selecção das Quinas, de nome tão Português, Luís “Filipão” Scolari.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Pérola das Profundidades Profundas

Hoje pela manha, ainda nem meia-duzia de frases tinha trocado, retorqui a um indivíduo que se leva muito a sério, a propósito de "não brincar com coisas sérias", com a seguinte expressão, a qual levantou pálpebras, em admiração e concordância:

"Só há duas coisas sérias na vida - nascer, e, morrer."

Foi um momento bonito, e sério.
Não durou muito, é certo, mas a vulgaridade é bem mais interessante, sejamos honestos. E preenche bem o hiato entre o nascer e o morrer...

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Restauração de POORTUGAL

Não, não é de comer. Cada 1 de Dezembro, desde à 366 anos, comemora-se o restabelecimento da independência nacional, o que, por outro lado, significou o restabelecimento do governo do Estado Poortugues...
Semos Poortugeses, graças a essa data histórica, a qual, quer se conheça ou não o motivo, deu-nos a ocasião de gozar mais um feriadito, e a de gozar com os Espanhóis ao menos uma vez por ano, já que de certa maneira, o resto do ano gozam eles connosco, com o alto patrocínio do poder politico Poortugues, e a ajuda de muitos conjurados que se dizem Portugueses, mas agem como se fossem castelhanos.

Fora isso, foi realmente o acontecimento que nos permitiu continuar a maltaratar a nossa língua, ser o país mais atrasado da U.E., entre outros recordes negativos, e que nos permitiu ficar num honroso 4 lugar no Camponato do Mundo de Futebol deste ano - à frente da Espanha; e sobretudo, um bem haja, porque permitiu que os 3 grandes de Poortugal nao tivessem que competir na La Liga com o Barcelona, o Real Madrid, e o portentoso Celta de Vigo...

Por isto tudo, gritemos todos, os Poortugueses, Viva Portugal!!!