quarta-feira, novembro 21, 2007

The Hills Are Alive With the Sound of Mourinho

Tenho que agradecer a noite feliz, a essa grande equipa, a Croácia, que não só possibilitou a qualificação da Rússia, mas mais importante ainda, garantiu o afastamento da Inglaterra e dos seus hooligans beberrões! Excelente! Depois do que se viu no Mundial da Alemanha, crianças e mulheres a fugirem de garrafas arremessadas por esses energúmenos, os Ingleses não farão falta. Quem lhes faz falta neste momento, é José Mourinho por quem começaram a chamar assim que o árbitro apitou para o fim do jogo.

Ok, depois desse grande momento de festa que foi a eliminação dos Ingleses, o suspiro de alívio por Portugal se ter qualificado, sem brilho, sem glória, sem alma.
Sim, o que interessa é que vamos estar lá, mas quem viu as tristes exibições da Selecção e a incompreensível condução da mesma pelo treinador, sente mais alívio do que prazer. E apreensão pelo futuro. Apenas uma ressalva - Pepe, foi sem dúvida o melhor jogador da noite. Scolari merece aqui algum crédito. Já o público, apesar de não estar ao nível de uma Escócia, de uma Sérvia ou mesmo de uma Espanha, está ao nível da Selecção que temos. Embora na final do Euro2004, o público esteve imbativel no seu apoio, ao contrário do Ricardo, que foi só mal batido...

Espero bem que esta Selecção que joga mais para trás do que para diante, que só faz substituições depois dos 65 minutos (a não ser por lesão), que deixa no Banco jogadores com velocidade e de remate fácil e apurado como Nani, que tém uma defesa e meio campo que se encolhe, dá espaço, é pouco pressionante e deixa jogar, além de um ataque frouxo e árido, espero bem que melhore e saia do casúlo para se transformar, no próximo verão, numa linda borboleta que vá sugar o néctar dos Alpes... onde os prados naturais parecem relvados de futebol.

Trabalho de Casa
Não precisa ganhar sempre, nem me parece candidata a ganhar troféus logo à partida, mas equipa nacional quer-se com outra atitude. E já agora, que joguem mais futebol, porque é visivel a dificuldade com que desempenham os aspectos mais básicos do jogo, como defender, passar a bola ou atacar; lances laterais acabam quase sempre nos pés dos adversários, cantos são teimosamente dirigidos para a pequena área onde o guarda-redes leva a melhor; as desmarcações ou são raras ou desaproveitadas, caindo os adversários demasiadamente em posição de fora-de-jogo, até porque os jogadores têm que aprender a soltar a bola no momento certo, especialmente Quaresma e C.Ronaldo, para seu próprio bem, visto que levam muita pancada.

Quando a equipa jogar como uma, e perder a sua ingenuidade, pode realmente vir a ser uma grande equipa. Infelizmente, conhecendo a mentalidade dos Portugueses, que tendem a complicar o que é simples, não deve ser desta ainda que gahamos uma grande competição.

Sem comentários: