domingo, março 28, 2010

Marco Banderini

Sobre a velha questão secundária sobre se é a massa ou os ingredientes, não  há facciosismo que apague este facto: esta bandeira é linda! 


O hastear da bandeira monárquica no Parque Eduardo VII 26.3.'10


Teve a sua piada, além de que esta Carbonara é mais saudável do que aquela dieta de bombas e balas da Carbonária de há 100 anos...
Pena não ser servida com um 'side-dish' de informação para alimentar muito mais gente, mas foi de graça, não se pode pedir mais, até porque correm o risco de serem levados novamente pela Policia...

Por falar em dieta, a boçalidade da Comunicação Social fica bem espelhada na forma mal-temperada com que cozinha estes pratos monárquicos - é como ter um frequentador de Fast-food a descrever um banquete gourmet. A notícia foi veiculada ao longo do dia, sempre com os mesmos dois erros a que a TVI, neste caso, não se deu ao cuidado de rectificar:


1- Não foi 'substituida' nenhuma bandeira no Parque Eduardo VII, porque não estava lá qualquer bandeira desde Dezembro, como pode ser verificado aqui;
2- A que foi retirada e devolvida (Paços do Concelho) era a bandeira municipal, não a nacional - e por sinal, a bandeira da 'monarquia' também é uma bandeira nacional: de 1826 a 1910, pairou sobre Portugal e sobre os territórios ultramarinos.



Ainda não percebi se os erros e os clichés e a desinformação passada pelos Media  é propositada, ou se é apenas a habitual indigência profissional. 


O que é perceptível, é que a questão do regime e da sua legitimidade assente no 'facto consumado', i.e., no Regicídio e na subversão do Estado de Direito no 5 de Outubro de 1910,  continua a ser incómoda; logo, convenientemente varrida para debaixo do mesmo tapete nacional, onde já estão outros fantasmas, como o caso Casa Pia, o Freeport, ou o caso Madeleine McCann. 

Sem comentários: