terça-feira, julho 06, 2010

Kinder Surpresa


Cristiano Ronaldo. Não o pai, mas o recém nascido.
Ainda que não tivesse o nome do pai, este novo CR é já tão célebre como o pai.
Pelos vistos, enquanto o CR Pai andava aos chutos à Jabolani, no Mundial da África do Sul, o CR Filho dava os últimos pontapés na barriga da mãe, que pelos ditos, foi uma barriga de aluguer...

O simples facto do insólito anúncio ter sido feito através das contas do jogador no Facebook e Twitter, apanhou o mundo de surpresa! O CR7/9, que mal domina o alfabeto, conhece e usa as redes sociais da moda... chocante!

Deve ter sido por essa razão que os Media do mundo inteiro deram tanto destaque à notícia deste novo 'puto maravilha'...
Os detalhes eram pouquíssimos, mas o comunicado lacónico do novo pai, foi de imediato traduzido em todas as línguas vivas do planeta.

O mais estranho, é que não foi só a chamada imprensa cor-de-rosa a dar destaque à notícia...
É a confirmação do 'estrelato' do Madeirense mais conhecido do planeta...
Infelizmente para nós, Portugueses, e segundo dizem, para a actual namorada Russa de CR7/9, as notícias não comemoram a aguardada 'explosão' de Ronaldo no Campeonato do Mundo, como o próprio prometeu...

Não é que não fique feliz pelo rapaz e pelo nascimento do novo CR; desejo-lhes as maiores felicidades!
No entanto, as comparações com Ricky Martin e até com Michael Jackson, já começaram...
Bem-vindo ao Clube dos Papás, CR7/9.
Agora, mais futebol e menos novelas...

sexta-feira, junho 18, 2010

RIP Saramago

O maior feito de um grande Autor, é permanecer através da sua obra quando a sua presença física se desvanece... como foi hoje o caso de José Saramago.

No memorial deste homem constará sempre a honra de ter sido o 1º Autor Português a receber o Nobel da Literatura, o que não é coisa de somenos.

Fica a sua Obra, também, que é digna de memorial, mau grado as polémicas, elas também dignas de memorial...

Enfim, o homem e a obra, goste-se ou não, com ou sem polémicas, ultrapassaram a barreira da mediania nacional, abriram portas internacionais aos autores nacionais, e colocaram a sociedade a ler, a pensar e a falar.
Vai-se o homem, fica a obra.

É provável que a esta hora, o espírito do Nobel Português já tenha descoberto quem tinha razão - se o seu 'Eu' material, se a Igreja...
Mais cedo ou mais tarde, todos teremos a resposta.

terça-feira, abril 27, 2010

Quem Fala Assim, Não merece Castigo

Não costumo publicar material que não é da minha autoria, mas este merece que abra aqui uma excepção...
As opiniões contidas no texto, são da respectiva responsabilidade do autor.
Mais, a sua publicação aqui não foi autorizada pelo autor, por o mesmo desconhecer tal facto.
A verdade, é que a postagem deste 'rant' vem preencher o silêncio que eu vinha mantendo, por falta de palavras para exprimir, de outra maneira, a situação deprimente em que o país se encontra...
O Dr. José Maria Martins, fez a fineza de se expressar, as palavras são dele, não as faço minhas, nem as condeno; simplesmente as reproduzo.

Do Facebook:
CARTA AO CIDADÃO CAVACO SILVA, PELO DR. JOSÉ MARIA MARTINS
- Demita-se! Saia da Presidência da República
Senhor cidadão Cavaco Silva

O senhor exerce, porque eleito, as funções de Presidente da República de Portugal.
Na qualidade de cidadão português e de cidadão europeu quero dizer-lhe que o senhor é também responsável pela situação caótica, miserável, insustentável e aviltante a que os portugueses e Portugal chegaram.
Como sabe eu sou advogado e conheço - tenho o dever de conhecer em pormenor - a Constituição da República Portuguesa e o direito constitucional português, europeu e mundial.
Pois bem , cidadão Cavaco Silva, Portugal está em declínio desde que o senhor foi Primeiro Ministro, continuou a afundar-se nos governos do Partido Socialista - quem não se lembra de António Guterres e a fuga do "Pântano"? - e , o senhor, destruiu o PSD, porque contribuiu, livre, voluntária e conscientemente para Jorge Sampaio dissolver a Assembleia da República e abrir a via para o PS ganhar as eleições e afundar mais Portugal.
Quem não se lembra de o senhor escrever no jornal "Expresso" o tal artigo da má moeda, a Lei de Gresham!?
Sócrates e o PS são a boa moeda, cidadão Cavaco Silva?
Pois bem, o senhor destruiu o PSD, levou ao fim o Governo de um seu e-amigo, membro do seu Governo, - Santana Lopes - e ajudou a pôr no Poder o PS e a afundar mais Portugal.
O cidadão Cavaco Silva sabe que Portugal hoje é um País sem consideração internacional.
O cidadão Cavaco Silva assistiu a todas as broncas de José Sócrates. O cidadão Cavaco Silva assistiu à derrapagem de Portugal para níveis nunca vistos na sua história quase milenar.
Creio que posso dizer, com propriedade, que D. Afonso Henriques, D. João I, D. Manuel I hoje têm vergonha de o ter a si como Presidente da República Portuguesa., como eu tenho.
Porque Portugal nunca caiu tão baixo no contexto das Nações como depois de o senhor ser Primeiro Ministro - com dinheiro às pasadas à sua disposição - e hoje sabem que o senhor na República Checa foi desconsiderado, que o FMI e as agências de rating dizem que Portugal está quase na bancarrota.
O cidadão Cavaco Silva sabe que antes do 25 de Abril de 1974, Portugal quando tinha problemas resolvia-os recorrendo às riquezas à sua disposição nas colónias.
Hoje Portugal é um país que viu e vê gente oportunista a gamar, a roubar, a vigarizar os portugueses, através da corrupção, do tráfico de influências, do amiguismo.
Portugal é hoje um país nas mãos dos interesses espanhóis - COMO NUNCA ESTEVE NA HISTÓRIA, atrevo-me mesmo a dizer que havia mais honra e vergonha nos portugueses durante a dominação castelhana de 1580 a 1640 , que há hoje - um País sem forças armadas, sem economina, sem agricultura, sem sector das pescas, sem produzir um pão para nós.
O senhor, cidadão Cavaco Silva, usou porque teve à sua disposição dinheiro a rodos da CEE e agora União Europeia, mas não o soube usar.
Agora o cidadão Cavaco Silva, sempre mais preocupado com a reeleição - gostaria de saber o que ganham os portugeses se o senhor for reeleito, porque você nada manda, mas já serve para ajudar o PS a manter-se no Poder! - está a ver Portugal a esvair-se, a morrer , e mesmo assim mantém o apoio a José Sócrates.
Para mim, como Português - que não gosta de si, sublinhe-se - vejo-me a perguntar-me como é possível os portugueses nada fazerem e terem-no a si na Presidência da República, a ajudar o PS.
O senhor que é economista , sabe, porque tem de saber, que a situação está mais próxima da bancarrota de Portugal do que de alguma recuperação económica.
Mais, os portugueses querem saber que relações tem e teve o senhor e a sua família com o BPN, com a SLN, com o BPP, como é que o senhor arranjou dinheiro para a campanha eleitoral e porque não toma medidas enérgicas contra o Governo.
Mais até, o PM , José Sócrates, mandou-o calar a si, quando disse que não aceitava a política do remoque e do recado.
O senhor calou!
As escutas a Belém, anunciadas nos jornais, é uma história mal contada, e eu penso que foi o senhor que agiu para no "Público" sair a notícia.
Só que o PS e a Maçonariua são mais clarividentes que o senhor, porque você não tem exército, tem é um PSD que o vai tolerando e está a braços também com problemas.
Como o cidadão Cavaco Silva sabe, é mais fácil mudar o nome da sua terra, de Poço para Fonte, de Boliqueime - nem percebo porquê, porque se a minha terra fosse "Picha" - e há uma em Portugal - em nunca trocaria por "pénis" ou menhir!
O que é bom é a natureza e ser competente.
O senhor não tem o meu apoio.Entendo que nunca houve um Presidente da República em Portugal que merecesse tantas críticas.
Creio que não vale a pena o senhor puxar dos galões de mero economista ,ou professor de economia ,em Portugal para dizer que as agências de rating , ou o FMI, nada sabem.
O senhor sabe o que será a resposta, o mesmo é dizer que o senhor sabe que ninguém no Mundo da Finança lhe liga.
Entendo que o senhor deve apresentar a sua demissão , porque o senhor acaba por ser o tavão a que haja mudanças em Portugal.
O Povo está esfomeado. O senhor tem de ter isso em atenção.
O Povo não tem emprego. O senhor tem de ter isso em atenção.
O Povo sabe que o PR português nada faz contra o PS, que o que quer é ser reeleito.
O senhor sabe que o Povo Português, que emigrou e assim teve possibilidade de comer, sabe que Portugal tem um sistema político, social e judicial que não lembra a ninguém.
O senhor não reune as mais importantes condições para se manter como PR.
Depois do presidente checo ter desmerecido o senhor, de ter atacado Portugal, de o FMI ter dito o que disse ontém, de se saber que Portugal alimenta uma pleíade de chulos corruptos e traficantes de influências que engordam com milhões de euros de "prémios" anuais, enquanto o Povo come "merda" - o senhor sabe o que quer dizer merda , logo não é má educação da minha parte - a única solução é o senhor afastar-se.
Veja lá , cidadão Cavaco Silva, o Presidente da República Checa é o sucessor de Vaclav Havel - grande homem, (tenho todas as peças de teatro que ele escreveu na prisão), grande intelecutual, grande político, grande Presidente da República Checa e que esteve preso anos a fio nas prisões comunistas ! - até teve coragem para denegrir Portugal, nas suas barbas!!!
Consigo Portugal vive a pedinchar!
Demita-se já! Saia da Presidência da República.
O senhor viu a GNR a carregar em , Alqueva, sobre amigos meus do grupo "Amigos de Olivença" quando estavam a fazer frente ao Rei de Espanha aquilo que o senhor deveria fazer oficialmente, exigir a devolução de Olivença! Por Portugal!
Advogado José Maria Martins - Lisboa

Portugal em Bancarrota
- O triunfo dos corruptos, malandros e preguiçosos. Acabou-se a mama
O Presidente da República Portuguesa foi confrontado com a frontadlidade do Presidente da República Checa.
Mais que confrontado, foi menorizado, quando o Presidente da República checa o interpelou pela bancarrota em Portugal.
Veja-se aqui:
http://diario.iol.pt/politica/cavaco-tvi24-republica-checa-ultimas-fernando-nobre/1155745-4072.html.
O PS e os seus mamões tem conduzido Portugal para a miséria.
Portugal está hoje nas bocas do Mundo pelas piores razões.
Porque tem uma economia medieval, porque está na bancarrota, porque tem o pior PM da nossa história, porque tem um Presidente da República que está mais interessado em ser reeleito que com os probloemas do País. Casvaco Silva foi um fenómeno - no sentido de coisa aparente em contraposição com numeno! - que teve a sorte de o PSD o eleger Presidente quando estava quase a entrar na União Europeia.
Hoje o FMI está em cima de Portugal, as agências de rating estão em cima de Portugal quando dizem que a nossa economia está na falência.
Temos o triunfo dos porcos.
Dos corruptos e malandros, que vivem do Estado, dos subsidios, dos salários criminosos, dos negócios contra o Estado.
Portugal hoje não tem Primeiro Ministro nem Presidente da República.
Cavaco Silva o que quer é receber as pensões e continuar.
Enquanto o Povo passa fome e Portugal decse ao patamar mais baixo da sua História milenar.
A mama está a acabar, mas há-de haver sempre corruptos a sugar as últimas gotas do suor do Povo.
Cavaco Silva deveria ter consciência e abandonar a Presidência e não se recandidatar. 
Advogado José Maria Martins - Lisboa

domingo, março 28, 2010

Marco Banderini

Sobre a velha questão secundária sobre se é a massa ou os ingredientes, não  há facciosismo que apague este facto: esta bandeira é linda! 


O hastear da bandeira monárquica no Parque Eduardo VII 26.3.'10


Teve a sua piada, além de que esta Carbonara é mais saudável do que aquela dieta de bombas e balas da Carbonária de há 100 anos...
Pena não ser servida com um 'side-dish' de informação para alimentar muito mais gente, mas foi de graça, não se pode pedir mais, até porque correm o risco de serem levados novamente pela Policia...

Por falar em dieta, a boçalidade da Comunicação Social fica bem espelhada na forma mal-temperada com que cozinha estes pratos monárquicos - é como ter um frequentador de Fast-food a descrever um banquete gourmet. A notícia foi veiculada ao longo do dia, sempre com os mesmos dois erros a que a TVI, neste caso, não se deu ao cuidado de rectificar:


1- Não foi 'substituida' nenhuma bandeira no Parque Eduardo VII, porque não estava lá qualquer bandeira desde Dezembro, como pode ser verificado aqui;
2- A que foi retirada e devolvida (Paços do Concelho) era a bandeira municipal, não a nacional - e por sinal, a bandeira da 'monarquia' também é uma bandeira nacional: de 1826 a 1910, pairou sobre Portugal e sobre os territórios ultramarinos.



Ainda não percebi se os erros e os clichés e a desinformação passada pelos Media  é propositada, ou se é apenas a habitual indigência profissional. 


O que é perceptível, é que a questão do regime e da sua legitimidade assente no 'facto consumado', i.e., no Regicídio e na subversão do Estado de Direito no 5 de Outubro de 1910,  continua a ser incómoda; logo, convenientemente varrida para debaixo do mesmo tapete nacional, onde já estão outros fantasmas, como o caso Casa Pia, o Freeport, ou o caso Madeleine McCann. 

domingo, março 21, 2010

Perdeu-se: País

Não deixa de ser curioso, que Portugal - o país que inventou 'os arrumadores', uma 'profissão' única no mundo, onde a ferramenta de trabalho é um jornal ou revista enrolado, e a ocasional navalha, para causar danos aos veiculos cujos proprietários não sejam generosos com estes 'profissionais' do parqueamento público - é o mesmo país que não se consegue arrumar nem arranjar quem o arrume....

quinta-feira, março 18, 2010

Gatunagem Pornogática

 'Cattie style'
Tecnicamente, o gato está 'estacionado' na gata...
 

terça-feira, março 09, 2010

INQUALIFICÁVEL

Sandra Felgueiras mistura a tragédia do bullying e suicídio de Leandro com o Caso Medeleine McCann - Inacreditável!



Já algum tempo que eu venho notando que a Comunicação Social privilegia em demasiado o Casal Britânico que perdeu a filha no Algarve em 2007, chegou a ser Arguido, e ainda recebe constantemente tempo de antena sempre que cá vem, como se fossem vedetas.

Isso já era um razão preocupante para análise aprofundada; mas, o caso de hoje é ainda pior - a actuação inconcebível da repórter Sandra Felgueiras.

Considero-a uma boa profissional e gosto das suas intervenções; excepto ultimamente, quando trata do Caso McCann.
Parece que anda a perder as suas qualidades profissionais, principalmente a objectividade.

Acho inadmissível, lamentável e incompreensível, que Sandra Felgueiras tenha invocado a tragédia do jovem que foi vítima de Bullying, no fim da entrevista que realizou ao Casal McCann.

Não se compreende! Misturar um caso com o outro? Porquê, Para quê?!

Nada tem uma coisa com a outra, nem os McCann sabiam do que se tratava, nem é possível comparar!
A não ser que Sandra Felgueiras queira insinuar que Madeleine está morta, como defendia a Polícia? Ou estaria a tentar arranjar simpatia para o Casal McCann, usando vergonhosamente a tragédia de Leandro?

Inadmissível e irresponsável. Não pode ser, muito menos na Estação Pública de TV, que não pode cair no sensacionalismo irresponsável.

Espero que o Provedor da RTP dê atenção e uma resposta adequada a este atropelo da decência; pelo menos ao nível da que costuma dispensar com trivialidades e minhoquices que alguns espectadores se dão ao trabalho de mandar para ele, certamente para aparecerem na TV...

quarta-feira, março 03, 2010

'Adding Injury to Insult'.

Esta ainda deu para rir, mas em que país estamos a viver, afinal?Um pais apático, em que a desonestidade compensa? Ou ainda um país em que mandam os Ingleses?

Enquanto as críticas infundadas chovem sobre os Portugueses, no geral, e estes assobiam para o lado, um dia vai chegar a conta para todos pagarem - uma choruda indemnização aos pais irresponsáveis que deixaram os filhos sozinhos, fugiram às responsabilidades, ganham dinheiro à custa da filha morta, e ainda gozam com Portugal - com os Jornalistas a ajudar à festa.
A isto chama-se na língua deles 'Adding Injury to Insult'.

É ultimato atrás de ultimato, em ano de pagar 100 anos de república.

Com a devida vénia a Garret, e um pequeno 'twist':
'Foge cão, que te fazem burlão!
P'ra que lado, se me fazem advogado...'

ADENDA 4.03.2010

A propos. desta notícia, acho que fica bem aqui o comentário que deixei à mesma. Sublinho que só li o enunciado da notícia e chega.

"Fonte próxima da direcção nacional da PJ diz que vão analisar as declarações de Manuela Moura Guedes, para avaliar se, “além da ofensa ao bom nome da directora de Setúbal, houve ofensa à própria instituição”.

Re:
'Isto faz-me lembrar aqueles 'adeptos' ontem a gritar 'China' durante a 2ª parte do jogo da Selecção...


Quando Portugal mais precisa, quando tem sido insultado de tudo na Imprensa Britânica, não só a PJ e os seus agentes mas todo o povo a ser brindado com 'incompetentes, preguiçosos e comedores de sardinhas', ninguém da PJ ou do Gov. sai a processar os abusadores e os McCann... é só politiquice e futebol o que faz mexer esta país, uma vergonha...'
 
Pelo menos o PGR lá fez uma mini-declaraçãozinha das dele. Este não é pago à palvra nem por processo despachado, infelizmente....

domingo, fevereiro 28, 2010

Y VIVA ESPAÑA



Porque é que não temos mais disto cá?
Porque é que os Jornalistas em Portugal e no Reino Unido rastejam atrás dos McCanns como baratas acéfalas?
Porque é que não são capazes de fazerem uma cobertura isenta e objectiva?
Porque é que os Espanhóis parecem ter mais cojones?

Mais Português do que eu não deve haver muito, mas às vezes dá vontade de emigrar para Espanha.

Parabéns ao Dr. Paulo Sargento.
Gracias a Mercedes e al Canal Cuatro.

sábado, fevereiro 20, 2010

Portugal Proíbe Livros

“Este povo é ignorante é indolente, avesso a pensar e a proceder…"
                                                                   circa 1908, Basílio Teles, As Ditaduras


Pouco mudou, muito infelizmente.
De facto, os políticos que temos são os que merecemos.
E a Justiça, ou a falta dela, também.

Todo o país assobia para o lado ou fala entre dentes, mas não é capaz de levantar um dedo.
Um dos poucos exemplos de coragem e de inconformismo, é nos dado por Gonçalo Amaral, um homem que tem ousado enfrentar e questionar as conveniências dos poderosos, e por isso, sofrido as consequentes represálias dos que podem usar o sistema contra quem efectivamente o suporta.

Como explicar a decisão desta Juiza do Tribunal de Lisboa, dia 18 de Fevereiro?
Como explicar o facto dela ter ignorado o testemunho contundente de Moita Flores? E o de todas as outras testemunhas, na sua maioria, balizadas no trabalho realizado em 2007 pela Polícia Britânica e pela PJ, em conjunto?
Sim, porque quem compreender Inglês e quiser ver por si, pode seguir o que foi dito em tribunal aqui.
Do ponto de vista de um leigo, os argumentos da Juíza Maria Gabriela para fundamentar a sua decisão, com todo o respeito, são incompreensíveis.

Quando está em causa a Liberdade de Expressão, versus o direito individual de alguém que tem tanta credibilidade como o oponente - ao menos isso ficou claro nas Audiências - é indispensável que o fundamento da decisão seja realmente um argumento de peso. Diria mesmo, um fundamento de força maior ou de 'salva-pátria'... caso contrário, é o completo descrédito da Justiça.

Confirma-se assim, a proibição de um livro e a inibição da opinião de um cidadão, em nome de quê? Da opinião de um casal, no mínimo, suspeito de deixar menores sozinhos, noite após noite, de contradições nos depoimentos e de falta de cooperação com as autoridades? Já para não falar da falta de respeito e arrogância que sempre demonstraram para com Portugal e os Portugueses? Please!...

Ou em nome da opinião pessoal da Drªa Maria Gabriela Rodrigues, que acha que um ex-polícia não pode escrever sobre um caso onde participou e foi praticamente crucificado? Saberá a Drª quantos ex-policias Americanos e Britânicos se tornaram conhecidíssimos autores publicados internacionalmente?

Por falar em Americanos, convinha lembrar que a Juiza Maria Gabriela Rodrigues nunca poderia ter proferido semelhante decisão nos EUA, porque eles têm uma coisa gravada a ouro que aqui, se existe de todo, está coberta de ferrugem: a 1ª Emenda.

Se tanto, a ser provado difamatório, o autor pagaria uma multa/indemnização ao 'ofendido', mas NUNCA haveria lugar a PROIBÍÇÃO, APREENSÃO e DESTRUIÇÃO de OBRAS - para mais, quando baseadas em documentos oficiais e quando existem outras obras semelhantes, por ex. "A Culpa do McCann"...
Será por "A Verdade da Mentira" ter conseguido o que os outros livros não atingiram: uma enorme divulgação de factos suportados por inúmeros elementos credíveis da Polícia Portuguesa e Britânica?

Gonçalo Amaral não merece, todavia, a indiferença dos Portugueses.
Os Portugueses, no geral, também não merecem as ofensas proferidas pelos que, por xenofobia ou para desacreditar a capacidade dos Portugueses, se juntam ao coro dos McCann.

O Ultimatum de 1890 suscitou uma reacção exagerada, embora compreensivel.
Desde 2007 temos assistido a ultimatos atrás de ultimatos, cedências aos Britânicos, após cedências... até quando? Uma Reacção PRECISA-SE.

terça-feira, fevereiro 16, 2010

Lisbon Law



O contraste entre a educação e a calma de Gonçalo Amaral e do seu Advogado, com o nervosismo e a exaltação dos McCann e da sua Advogada, Isabel Duarte, faz adivinhar para onde inclina não só a verdade, mas também o veredicto final...
Não esquecer, que apesar da arengada de Isabel Duarte, o caso é sobre a Liberdade de Expressão de Gonçalo Amaral e da liberdade de cada qual ler e ver o que entender, sem constrangimentos de outrém.

sábado, fevereiro 13, 2010

Procura-se: Liberdade de Expressão



António Cabrita, Advogado de Gonçalo Amaral no Providência Cautelar que os McCann interpuseram contra o livro "A Verdade da Mentira" e o DVD com o mesmo título, do ex-inspector da PJ, responde às questões da Imprensa com a mesma tranquilidade que G.A. sempre demonstrou.

Em claro contraste, diga-se, com a arrogância e até histeria, quer do Casal Britânico, da sua Advogada e dos tablóides ...

Pena é que os manifestantes pela 'Liberdade de Expressão' que se reuniram no dia seguinte (11 de Fev.) à porta da A.R., não tenham arranjado tempo para manifestar a mesma solidariedade e preocupação à porta do tribunal onde se decide se um livro, um DVD e um cidadão deste país, pode circular livremente a sua opinião.
Pena é que a politiquice ainda reine em Portugal. Esperemos que não seja o caso na decisão final do Tribunal.

O Veredicto está marcado para dia 18 de Fev. às 10.30h.

domingo, janeiro 31, 2010

10 Milhões de Euros Não Apagam a Verdade



"O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os carácteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte: o país está perdido!?"

                                                            Citação de Eça de Queiroz: 1871 primeiro número de "As Farpas",

Qualquer Semelhança com um pais real junto a si, é, com certeza, pura coincidência.
E foi preciso 100 anos, assassínio, perseguição, emigração, ditadura, Pide, censura, o 25 de Abril e agora €10.000.000.00 para se perceber que afinal, estamos na mesma, senão pior que há 100 anos!?...

O Verdadeiro 'Sem-tenário' da República



O 5 de Outubro, enquanto era só feriado e servia para meia-dúzia de emproados sairem à rua em formalidades boçais e o resto do pessoal descansava, tudo bem; agora, 10 MILHÕES de Euros para estourar no 'Sem-tenário'? Para quê?

Sem prejuízo dos ideais e crenças de cada qual, o que está aqui em causa é o dispêndio de uma quantia significativa de dinheiro dos contribuintes para fins injustificados, quando o país tem outras necessidades/prioridades.


Quer do ponto de vista histórico, quer político, quer social, o 5 de Outubro é uma data que merece tanto ser comemorada como o Terramoto de 1755 ou o início da Guerra do Ultramar - todos estes acontecimentos tiveram consequências nefastas - causaram mortes, destruição, pobreza, levaram milhares à fuga e à emigração, etc.

Mau grado o péssimo conhecimento que os Portugueses têm deste período da História, muito romanceado, reflectindo friamente sobre o que foram estes últimos 100 anos, basta lembrar que apenas desde 1974 o país reencontrou uma normalidade democrática, plena de liberdade - a '3ª República’.

Sendo assim, então o que se comemora, afinal?

Onde é que estão os 100 anos?

Se se pretende comemorar uma efeméride, tudo bem, mas não contem com a contribuição popular, involuntária, de €10.000.000.00 para uma efeméride mal explicada, que deu origem a um dos períodos mais sombrios da História Nacional.